Casa da Traça

Cultura #dubrasil

em 16 de março de 2020

A Casa da Traça é um daqueles locais que quando passamos pela frente somos convidados a parar e dar aquela olhada. Dessa espiada, para entrar, é literalmente um passo, pois a loja fica no térreo de uma casa antiga, com eira e beira, cor de rosa na Avenida Independência em Porto Alegre, RS.

Moda e diversão, garimpo e sustentabilidade, ousadia e inovação!

Para as primeiras boas vindas, nos deleitamos com uma vitrine repleta de peças e acessórios interessantes, um colorido elegante, tudo meio vintage. Dentro da loja, continuamos com a sensação de sermos bem vindes, pois, mesmo com muita informação, tudo é organizado, fácil de ser visto; há uma ordem que sugere um prazeroso garimpo. A proprietária é uma fofa que está sempre por lá, trabalhando e conversando com algum cliente. A galera que faz parte da equipe é na mesma pegada: um monte de gente linda, elegante e sincera. Só entrar e sair já vale o rolê, porque sempre tem um sorriso te esperando e um bom papo. A verdade é que dá um barato quando a gente entra no mundo mágico da Casa da Traça; é como se o tempo parasse… as conversas, os objetos, a trilha sonora, tudo convida ao deleite.

Depois de passar a infância entre “linhas e tecidos da mãe, porcelanas da avó e discos da jovem guarda da vizinha”, Babi Andrade, a idealizadora e proprietária da Casa da Traça, se apaixonou “pelas cores, pelo kitsch, estampas, música e cultura pop.” A loja nasceu em 2008 e já chegou mostrando para que veio: aproximar o antigo do moderno, o vintage dos novos criadores. É um lugar para pessoas antenadas que curtem o passado, permanecendo ligadíssimas ao contemporâneo.

Babi faz uma curadoria no que há de mais interessante em roupas, acessórios e decoração, da década de 50 até os anos 90, e também trabalha com marcas autorais. Esse mix do vintage com o contemporâneo faz com que a loja seja um dos brechós mais interessantes da atualidade. São 12 anos misturando arte, moda e música, nas suas mais variadas expressões.

Você também vai gostar disso 👇