Prêmio Cardume Cabíria

Cinema #dubrasil

em 27 de agosto de 2020

A Cardume Curtas e o Cabíria Festival lançam prêmio para desenvolvimento de roteiros de curta-metragem. As inscrições começaram dia 22 de agosto e vão até 22 de setembro, data limite para as roteiristas submeterem o argumento da obra.

Cardume Curtas e o Cabíria Festival

O prêmio é uma iniciativa conjunta da plataforma de streaming Cardume, e do Cabíria, e visa estimular a criação de roteiros com protagonistas mulheres, além de contribuir para o aumento de oportunidade e visibilidade dessas profissionais. Essa lindeza de premiação abre espaço para as roteiristas, estreantes ou não, no universo do audiovisual. É uma oportunidade pra mulherada ‘botar pra fora’ toda criatividade que nos habita, que nos transborda…falando em trans, é importantíssimo ressaltar que todas as mulheres estão convidadas a participar, sejam elas cis ou transexuais. Só precisa ser assinante da plataforma, ter uma ideia na cabeça e passar para o papel (computador, celular, nuvem…). As inscrições devem ser feitas pelo site da Cardume (cardume.tv.br).

A premiação acontecerá no âmbito do Cabíria Festival – Mulheres & Audiovisual, evento em formato digital a ser realizado no mês de novembro de 2020. Serão escolhidos três roteiros, que, além do prêmio de R$200,00 (duzendos reais) para cada, ganham uma consultoria com a multipremiada roteirista Sabrina Fidalgo, considerada uma das 36 cineastas mais promissoras do mundo. E aí, já fez sua inscrição? Você pode acompanhar as informações sobre este e outros prêmios oferecidos em facebook.com/cardumecurtas e no instagram.com/cardumecurtas.

Como toda pescaria, para ter sucesso, precisa de uma boa isca (além dos peixes), nós da LABO Plural Singular chegamos juntes com o pessoal da Cardume e fizemos uma nano entrevista pra fortalecer ainda mais essa iniciativa. Pega a tarrafa que a isca tá na mão!

Labo Primeiro, gostaríamos de parabenizá-los por esse incentivo às mulheres roteiristas e deixar o espaço para vocês falarem sobre essa primeira parceria Cardume e Cabíria.

Cardume Apesar de ser a primeira iniciativa direta de fomento ao meio audiovisual realizado em parceria com o Cabíria, a nossa parceria começou na edição de 2019 do festival, logo no mês de lançamento da plataforma. Foi uma honra para nós ter sido abraçados, logo no início, por um festival tão bacana e com um norteador que também é sustentado pela plataforma: a valorização da mulher em toda a cadeia audiovisual e na vida. Este ano, propusemos a realização do prêmio como forma de ampliar nossa parceria e as organizadoras do festival toparam a empreitada. Acreditamos e torcemos para que seja a primeira de várias ações em conjunto.

Labo No dia que estávamos conversando, vocês comentaram que, praticamente, não existe um filme sem roteiro. Como essa premiação abre espaço para iniciantes, que tal uns spoilers sobre como criar um roteiro?

Cardume Um roteiro é praticamente um primeiro filme. Apesar de não ser a regra, produzir um filme sem roteiro, principalmente um filme de ficção, é algo incomum e muito arriscado. A produção audiovisual tem um custo muito elevado e o roteiro é imprescindível para que se tenha a possibilidade de planejar bem a produção. Além disso, e talvez até mais importante, através do roteiro você pode praticamente ver o filme antes que seja gravado. Ele é a “ponte” entre a história que você quer contar e o filme que será produzido e, se esta ponte não for muito bem construída, você pode acabar produzindo um filme que não conte a sua história ou até que não aborde o tema que você deseja. E todos os detalhes podem afetar a história. Por isso, desenvolver um bom roteiro é extremamente importante para que a sua produção seja bem sucedida. Ao disponibilizar a consultoria com uma roteirista premiada, como a Sabrina Fidalgo, esperamos que seja uma oportunidade para que roteiristas iniciantes e até mesmo roteiristas já experientes possam aprender, trocar e aprimorar cada vez mais seus roteiros. A ideia da consultoria é que a gente parta do argumento que, de certa forma, pode ser tido como a história em si, e chegue através das sessões a um primeiro tratamento do roteiro. Acreditamos que será uma experiência e tanto para todes.

Labo Dar visibilidade a outros profissionais que envolvem uma produção cinematográfica é uma forma de incentivar pessoas, que talvez nem saibam que têm essas habilidades. Vocês pensam em criar outros tipos de premiação?

Cardume Sim. Apesar de nosso norteador principal ser a distribuição das produções através do streaming, outras duas frentes que pretendemos fomentar são o aperfeiçoamento profissional e as produções em si. Pensamos também em desenvolver mais prêmios em parcerias com outros festivais e em outras áreas, como por exemplo a finalização. E estamos aqui contando nos dedos, ou melhor, contando os assinantes, para poder abrir o primeiro edital de fomento à produção completa de um curta-metragem.

Você também vai gostar disso 👇