Graziela Marcondes

Cultura #dubrasil

em 11 de maio de 2020

Conhece a expressão ‘faça você mesmo’? Pois é, a designer porto-alegrense Graziela Marcondes leva isso muito a sério.

Grazi Marcondes é moda pra lá de sustentável

Quando estava terminando o Ensino Médio, sua família não tinha grana para comprar as roupas “de marca” que o capitalismo selvagem nos faz acreditar que são importantes para pagar de “bacana” ou para ser aceito em determinados grupos. Querendo fazer parte da galera descolada e com pouca grana, a solução foi buscar um curso de moda no SENAI para confeccionar suas próprias roupas.

No início do curso, Grazi ganhou do pai uma máquina industrial de segunda mão e transformou o quarto em um pequeno atelier. Estudava pela manhã, trabalhava num shopping à tarde e quando chegava em casa ia direto para máquina de costura, criar e estudar. Nesse período conheceu o seu Edgar, um alfaiate que a ajudava na modelagem das roupas, porque a jovem estilista pulava o processo de modelar, ia direto pro corte do tecido. O que geralmente dava problema nas peças, pois não ficavam com as sobras de tecido necessárias para eventuais ajustes.

Após 2 anos de curso, com vontade e talento de sobra, tudo junto e misturado, Grazi saiu com emprego garantido: foi trabalhar como auxiliar de modelagem. Logo em seguida, uma amiga a convidou para trabalhar numa empresa terceirizada, que prestava serviços para uma conhecidíssima marca brasileira de moda rápida. Grazi passou um bom tempo nesse trampo, até que um surto criativo fez com que ela pedisse as contas, talvez por não aguentar mais esse sistema de moda descartável, e deu mais um passo rumo ao que hoje é a marca Graziela Marcondes: abriu, em sociedade com uma amiga, um atelier de roupas sob medida. A parceria não durou muito tempo.

Foi então que Grazi aplicou todo o conhecimento adquirido em corte e costura e partiu para uma carreira solo na área de acessórios. Buscou um novo curso no SENAI, dessa vez para trabalhar com couro, e começou a produzir peças autorais, quase que exclusivas. Em 2003 a estilista fundou sua marca. Um dos pilares da empresa é a sustentabilidade, por isso o material usado na confecção das peças vem do excedente da indústria calçadista e têxtil. A preocupação com o meio ambiente sempre esteve presente na vida da artista. Sua ligação com a natureza, com o mar, com um estilo de vida saudável, levou Grazi a morar na praia do Rosa, litoral de Santa Catarina, local onde abriu sua primeira loja própria.

Hoje, a artista mora em Porto Alegre, lugar no qual sempre manteve seu atelier. Lá são produzidas as mochilas, pochetes, carteiras, necessaires, clutches e bolsas, tudo de uma forma artesanal e cheia de responsabilidade social. A marca Graziela Marcondes é moda sustentável da melhor qualidade. Respeita a relação do ser humano com a natureza. Reusa o que seria descartado. As sobras de seu atelier são repassadas para uma amiga que produz enchimento de almofadas. Graziela Marcondes é acessório fino, elegante e sincero!

P.s.: tenho 2 produtos da marca. O primeiro comprei quando nos conhecemos em uma feira, isso tem uns 10 anos. O outro, tem uns 4. A qualidade? Tirem suas conclusões:

Curtiu? Entre aqui e escolha seu produto! Ela envia para todo Brasil.

Você também vai gostar disso 👇