Malu Maria: o paraíso é dentro de você

Música #dubrasil

em 7 de dezembro de 2020

“Coração não endureça seja forte e verdadeiro | Mesmo sabendo da mentira dos homens | Amanheça na criança | Adormeça ao por do sol |  Mesmo sabendo da mentira dos homens” – A mentira dos homens 

Eis que com o olhar atento e os ouvidos sempre em busca de novidades, chegamos à talentosíssima Malu Maria. Sim, tem adjetivos que provavelmente irão aparecer muitas vezes nos conteúdos da LABO, porque em um país com uma produção cultural de tão alto nível, precisaríamos inventar novas palavras para dizer mais do mesmo. E foi prestando atenção em outro talento brazuca, o querido Tatá Aeroplano que fez a gentileza de compartilhar o lançamento do clipe ‘Salão da Ilusão’, que conhecemos o trabalho da Malu. E que trabalho, senhoras e senhores! 

Diamantes na Pista – 2018

Malu Maria encanta na primeira audição. A minha porta de entrada para esse mundo encantado da Malu foi com a canção citada no parágrafo acima, e quando me dei conta já havia passado algumas boas horas ouvindo “Diamantes na Pista” (2018), primeiro disco da cantora, compositora e atriz, natural de São Paulo. Aliás, esse álbum de estreia já chegou com indicação a Álbum do Ano no Prêmio APCA.  

Ella Terra – 2020

“Ella Terra”, segundo trabalho autoral, foi lançado esse ano em meio à pandemia que, entre várias transformações impostas pela situação, está mudando nossa forma de consumir arte. E exatamente por conta dessas modificações é que o lançamento do álbum está sendo bastante desafiador para Malu que, ao invés de shows (que não estão acontecendo pelos motivos que já sabemos), ou as famosas lives (que acontecem de montão), a artista resolveu trabalhar o disco produzindo clipes para cada música lançada. São 8 músicas ao todo e, até o momento, cinco clipes estão disponíveis no canal do YouTube da artista.  

Aliás, se fôssemos focar nos clipes, teríamos assunto para dobrar o tempo de leitura…então deixo aqui o mais recente, uma animação produzida pela artista espanhola Marta Delas, para a música ´Pássaro de Fogo’.  

“ouse viajar pra fora das dores, pela brecha de sol que o dia mandou lhe mostrar” 

Balaio de artes

Além disso tudo, Malu Maria é fundadora do Teatro de Bolso do IV Mundo, um espaço multicultural “que hospeda arte, cultura, contracultura, música, teatro, festa e experimentalismo”. Provavelmente, esse trânsito livre que Malu tem por todas essas expressões artísticas seja uma das razões para o trabalho da cantora e compositora ser tão completo, tanto nos dois álbuns quanto nos clipes. 

E agora, vamos à nano entrevista da LABO Plural Singular. Sugestão? Coloca Malu Maria pra tocar no volume máximo e “alegre-se!” 

LABO Malu, muito obrigada por possibilitar essa troca com a LABO. “Ella Terra” é um álbum muito potente, que aborda temas importantes que precisam ser discutidos e tu traz isso de uma forma muito poética. Foi um processo criativo individual ou contou com outras cabeças pensantes?  

Malu Maria Em relação aos temas abordados, as músicas foram compostas de forma mais solitária mesmo, enquanto letra e melodia, pois ainda tenho dificuldade em compor em conjunto. Essas canções são uma leva de músicas gravadas e anotadas ao longo de dois anos, que resolvi organizar e ver no que que dava. No quesito arranjos e parte instrumental, foi totalmente coletivo o processo. Primeiro passei dias na casa da baterista Nath Calan com mais o Eristhal e o Gadelha (baixo e guitarra) mostrando uma leva gigante de mais de 20 músicas que eu havia selecionado pro álbum, e aí ficamos os quatro tocando e trazendo as canções pra linguagem de banda. Depois encontramos o Ivan Gomes que fez a produção musical e ainda captou tudo no estúdio dele – Lebuá – e tivemos a ilustre presença do Tatá Aeroplano na maioria dos dias de gravação que entrou como coprodutor junto comigo e o Ivan. Ainda por cima chamamos participações de três artistas muito maravilhosos pra algumas canções e eles criaram de forma bem livre: Dustan Galas, Lucinha Turnbull e Rafael Montorfano (Chicão). Enfim, não tem como fazer nada sozinhe, felizmente! 

LABO Das oito canções do disco, cinco já viraram clipe. Como está sendo esse novo formato de trabalho, já que os shows não estão acontecendo? E o que a galera que te acompanha está achando? 

Malu Maria A linguagem de vídeo clipe pra mim é um barato a mais, sempre gostei e agora resolvi me aventurar, botei total as manguinhas de fora pra experimentar a parte de edição, direção e atuação. Estou ainda sacando o que conecta mais ao público, o que tem mais a ver com o meu som e tals. Eu admiro muito esses artistas completos que têm super noção do que querem sonoramente e visualmente. Pra mim é uma eterna busca. Resolvi assumir um pouco o lance de work in progress mesmo e ir mostrando e trocando os processos com os maluques que aparecem.  

Tive a sorte de trabalhar com uma dupla muito talentosa, Sillas h e Vini Poffo, no início do ano, antes da pandemia, e juntos fizemos um clipão bem lindo da música ‘Ela Terra’ ( ta tudo no youtube no meu canal) e também conheci uma artista espanhola que fez um clipe lindíssimo de animação pra música ‘Pássaro de Fogo’. Os outros clipes foram todos remotos, uns com imagens que já havia gravado antes da pandemia e outro que eu gravei em casa mesmo.  

Não comparo fazer um show com fazer vídeo clipe, por questões óbvias, mas acho que essa foi uma forma de eu dar continuidade ao nascimento da criança…rs  

O público acaba interagindo mais e a imprensa também, isso é bom. 

LABO Eu gostaria que tu falasse um pouco sobre o futuro do Teatro de Bolso do IV Mundo, e sobre teus próximos projetos.  

Malu Maria O Teatro está em reforma e estou elaborando alguns projetos sociais que ainda não posso falar, além dos tradicionais pockets shows que vinham movimentando singelamente a cena da música autoral independente desde 2009.  

Estou com muita vontade de fazer shows desse disco “Ella Terra”. Além disso, em 2021, vou lançar mais dois singles que ficaram de fora do disco e mais uma música surpresa que foi produzida pelo Gustavo Ruiz. Aguardem! rs 

Você também vai gostar disso 👇