Para fechar 2020 Valentin lança “O Salto”. Ouçam a música. Assistam ao clipe.

Música #dubrasil

em 19 de dezembro de 2020

Fazer música independente num país que não valoriza sua arte é, ao mesmo tempo, desafiador, cansativo e gratificante. Desafiador, pois criar um repertório autoral sempre o é. Cansativo porque, sem incentivo, é você mesmo que, além de todo processo criativo, tem que fazer a venda do seu produto. Gratificante? Bom, depois de muito esforço, você ver o reconhecimento do seu trabalho é extremamente gratificante. 

Valentin

De um encontro, interestadual (Brasília, Ceará e São Paulo), entre músicos que estavam vivendo em São Paulo, nasceu a banda e a personagem Valentin. Valentin, a banda, é formada por Julia Valiengo (voz), Junior Boca (guitarra), Paola Lappicy (teclados), Daniel Lima (baixo) e Xavier Francisco (bateria). As influências musicais vão do rock psicodélico ao progressivo, passando por música brasileira. A personagem Valentin é a mola propulsora para o repertório explorado pela banda, que transita entre “temas como delírio, insensatez e amor” 

“No mundo de Valentin, loucura e lucidez são estados alterenantes, mas também simultâneos, e isso se reflete intensamente na concepção sonora desse universo.”

O Salto

Credito: Rian Fontenele

Com repertório todo pronto para o lançamento do álbum de estreia, previsto para o primeiro semestre de 2021, a banda lançou o single “padêbatom” em 2018, e ontem colocou no mundo o single e o clipe “O salto”, uma parceria entre Julia Valiengo, vocalista e compositora da Valentin e a também cantora e compositora Marcelle. A canção conta com outra participação, a do saxofonista Cuca Ferreira. O videoclipe é assinado pelo artista visual Pedro Gallego.  

““O salto” versa sobre os muros invisíveis que o ser-humano é capaz de criar em suas relações. Expectativas e desejos platônicos sobre o outro e também sobre si mesmo. Em 2020, ano marcado pelo enclausuramento e pela presença virtual, a música ganha novos sentidos e não deixa de comentar as dúvidas, angústias e quereres que este momento traz para a população mundial.” 

A LABO Plural Singular conversou com a Julia Valiengo, que falou em nome da banda para nossa nano entrevista. Sejam todas e todos muito bem vindes à psicodelia lírica da banda Valentin!

LABO O quanto e como estar em quarentena interferiu no trabalho de criação / produção da música e do videoclipe de “O Salto”? 

Valentin Interferiu bastante! No fim de semana anterior ao início da quarentena estávamos gravando algumas cenas para o clipe e o single já estava pronto, mixado e masterizado. Faltava só uma sessão de filmagens e o lançamento já seria em abril! Como todo o mundo ficamos muito perdidos e adiamos o projeto. Em meados de junho / julho o Pedro Gallego (artista que dirigiu e editou o clipe) teve a maravilhosa iniciativa de terminar as filmagens à distância, usando aplicativos de vídeochamadas e assumindo a situação de distanciamento social a que estávamos submetidos. No fim, tais dificuldades trouxeram um resultado de que gostamos muito e o videoclipe acabou sendo premiado por um edital. 

LABO O álbum de estreia está em fase de gestação e tem lançamento previsto para o primeiro semestre de 2021. Teremos outros singles até lá ou “padêbatom” e agora “O salto” são ‘aperitivos’ para criar uma expectativa? 

Valentin Boa pergunta! Infelizmente ainda estamos passando por esse momento maluco em que não é possível fazer muitos planos, né?! Como num salto, vamos deixar no ar…! 

LABO Valentin é uma personagem cheia ‘de desejos e sonhos’. Quantos por cento refletem o que os integrantes da banda sentem e quantos por cento são fictícios?  

Valentin Sempre achei aquele papo de “aconteceu com um amigo meu”, pura balela! É claro que a gente pode se inspirar com tudo o que está ao nosso redor, mas não temos como deixar de colocar na música um pouquinho de nós. Seja nas composições, seja no arranjo musical que a banda cria, certamente imprimimos nossos sentimentos ali. Vale lembrar que também estamos trabalhando com canções de outros artistas como Gui Amabis, Vitoriano, Gustavo Galo e Júlia Rocha. Neste caso, há uma identificação com as canções alheias que acreditamos contribuir com este universo criado para Valentin. 

Você também vai gostar disso 👇